Buscape

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Emulador de PS2



PCSX2PCSX2 é um emulador de PlayStation 2: com ele, é possível executar os games lançados originalmente para o console diretamente no seu computador!

Um emulador é um software que simula o hardware de outro aparelho. Ou seja, para os jogos de PlayStation 2, o computador é como se fosse um console. Graças a isso, é possível executar os games do aparelho diretamente no seu PC.

A nova versão traz diversas melhorias internas, como uma lista de games compatíveis maior, mais velocidade, um sistema de áudio mais eficiente, uma melhor resposta dos controles e mais configurações gráficas disponíveis. Além de tudo isso, essa versão é pelo menos 10% mais rápida que as anteriores.


Configurando o emulador

Logo após instalar o emulador, você vai ser direcionado à tela da primeira configuração do PCSX2. Nesse local, você deve definir todos os parâmetros do programa. O emulador trabalha com vários aplicativos plugins instalados separadamente; cada um deles possui uma função específica e isso permite que você modifique o programa da maneira que desejar e de acordo com as especificações do seu computador.

Veja quais são as configurações principais:

  • GS: aqui você escolhe o plugin gráfico que mais combina com as características da sua placa de vídeo. Depois de escolher o arquivo, é possível configurar as opções avançadas, como o formato da tela e os filtros da imagem. Graças a esse plugin, é possível ver os jogos de PlayStation 2 em resoluções muito maiores do que aquelas exibidas pelo aparelho originalmente;
  • PAD: nessa opção, você pode escolher o plugin que vai controlar os joysticks. É possível definir todos os detalhes dos controles, mapear os botões, regular a intensidade do force feedback, entre outros;
  • SPU2: as configurações de áudio do emulador podem ser feitas dentro dessa categoria. Entre as regulagens principais, estão o ajuste do volume, a sincronização do áudio e a quantidade de canais de som disponíveis durante a reprodução dos jogos. Vale lembrar que a qualidade do som tem impacto direto no desempenho do aplicativo, portanto, quanto maior a qualidade, maior é a queda de desempenho do emulador;
  • CDVD: aqui você deverá configurar o seu drive de CD/DVD para ser reconhecido pelo emulador. O painel de opções é simples, você precisa definir apenas a letra correspondente ao seu leitor. Também é possível executar os jogos a partir de imagens dos discos. Para fazer isso, selecione o plugin “Linuz Iso CDVD”.
PCSX2


As demais configurações do menu, USB, FW e DEV9 não devem ser alteradas, pois já se encontram nos padrões certos do sistema.

Logo abaixo dessas opções, você encontra o caminho-padrão para a pasta de plugins instalados no emulador. Caso você decida instalar algum acessório separadamente mais tarde, será preciso gravar o arquivo nessa pasta para que o PCSX2 reconheça o arquivo.

A segunda tela de configuração do emulador pede que você instale o arquivo de BIOS original do seu PlayStation 2. Sem esse arquivo, não é possível executar os games.

Após concluir a configuração inicial, o emulador está pronto para funcionar. Para iniciar os jogos, clique no botão “Sistema” e depois em “Carregar CDVD”. O game escolhido deverá rodar com as configurações estabelecidas no início da instalação.



PCSX2

Caso você encontre algum problema durante a execução de algum título, acesse a configuração do aplicativo. Lá é possível rever as escolhas de plugins e efetuar configurações avançadas de desempenho.

Melhorando o desempenho dos jogos

Se o jogo ficou lento durante a execução, pode ser necessário reconfigurar o emulador. Uma dica útil é diminuir a resolução de tela dentro do menu de seleção de plugins. Procure manter as opções-padrão para garantir que os jogos possam ser executados com mais velocidade. Faça testes com diferentes configurações de vídeo até encontrar a mais adequada para a sua máquina.

Dentro do menu de configurações do PCSX2, você encontrará uma opção chamada “Hacks de Velocidade”. Apesar de não ser recomendado mexer nesses itens, você pode acessá-los caso o desempenho dos games não tenha ficado satisfatório.



PCSX2

Como cada computador é único, não é possível escrever um guia completo de otimização para cada máquina. Portanto, caso o jogo executado não tenha funcionado da maneira adequada, você precisa mexer nas configurações de plugins até encontrar a combinação perfeita para o seu computador.

É possível rodar todos os games de PlayStation 2?

Um emulador nunca é a mesma coisa que um aparelho original, portanto é natural que não seja possível executar todos os títulos lançados para PlayStation 2. Apesar disso, a lista de títulos compatíveis é grande e já inclui a maioria dos games lançados até hoje.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Zsnes um grande emulador de super nintendo.





Esqueça aqueles jogos super bem elaborados, com gráficos tão perfeitos que parecem de verdade, vozes dubladas por atores famosos e controles complexos. Vamos falar agora de Super Nintendo. Isso mesmo, grande sucesso dos anos 90 que mantém ainda hoje uma imensa quantidade de fãs de seus jogos simples e muito divertidos.

E como relembrar os velhos tempos se aquele seu console empoeirado já não funciona mais? Simples, com o ZSNES você pode emular jogos do Super Nintendo em seu computador e relembrar de clássicos como Super Mario World, Rock´n Roll Racing, Top Gear 2 e muitos outros.

Criado inicialmente pelos programadores ZsKnight e _Derno_ (codinomes), o ZSNES foi desenvolvido em sua maioria em Assembly (linguagem de máquina) com algumas partes em C e, por esse motivo, ele é capaz de emular jogos com mais velocidade que outros emuladores “equivalentes”.

O ZSNES é considerado o mais avançado emulador de Super Nintendo disponível e possui muitas funcionalidades que auxiliam e facilitam a vida do jogador, como capacidade de salvar o jogo no ponto que ele está sendo jogado, suporte para anti-aliasing (filtro para suavizar ou “lapidar” formas) e Smoothing (esfumaçar, opção para que o jogador não visualize os frames quadrados), além da possibilidade de tirar screenshots e/ou gravar filmes do jogo que está sendo emulado.
Tela inicial dos ZSNES.
E ainda há alguns extras, como gravação de músicas do jogo (podem ser salvas no formato SPC700 ou .SPC), aumentar a capacidade sonora e acelerar ou diminuir a velocidade do jogo. Para os mais “malandros”, possui também suporte para códigos de trapaça Game Genie, Pro Action Replay e GoldFinger. Os emuladores conseguem processar arquivos que contêm informações sobre os jogos. Esses arquivos são conhecidos como ROMs.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013


O nome MAME vem de Multiple Arcade Machine Emulator (Emulador de Múltiplas Máquinas de Arcade) é o mais famoso emulador de jogos arcades (também conhecidos popularmente no Brasil como fliperamas). São milhares de jogos suportados, incluindo os clássicos que marcaram época nas décadas de 70, 80 e 90.

Como Assim?

Um emulador é um programa capaz de simular um processador (como o dos videogames) no computador. Hoje em dia, certos emuladores são capazes de rodar jogos melhores, até mais do que a plataforma original, por conta dos recursos disponíveis.

A palavra ROM deriva da expressão inglesa Read Only Memory (memória apenas de leitura) e freqüentemente é usada para apontar outros dispositivos apenas de leitura. O ROM aqui é uma imagem do cartucho ou CD original, criada para ser executada nos emuladores. Popularizaram-se muito com os primeiros consoles por possuírem uma programação extremamente simples.

Sobre Este Programa

Este emulador vem com uma lista completa de todos os jogos que ele é capaz de rodar, mas todos eles vêm com um símbolo de proibido, pois eles não estão presentes. Para acessá-los, é necessário que você baixe o ROM correspondente ao jogo desejado. Mover então o arquivo para dentro da pasta /roms dentro do local que você descompactou este programa. O ROM baixado da internet não deve ser descompactado, apenas movido para dentro da pasta exatamente do jeito que veio da internet.

Este software é muito simples e previsível e dificilmente irá apresentar dificuldades aos usuários inexperientes. Em todo caso, este programa pode ser configurado para português, facilitando ainda mais o seu uso. Para tal, basta que você clique em options e selecionar a opção language, basta escolher a língua portuguesa ou outra que você preferir.

Muito fácil de ser usado, MAME Plus é muito eficiente e é capaz de emular com uma fidelidade impressionante uma infinidade de jogos que marcaram época. Relembre os bons tempos de ouro ou descubra o caminho traçado pelos desbravadores da indústria de entretenimento eletrônico: o fliperama.

Diversos sites disponibilizam os ROMs, mas é preciso ficar de olho


No Brasil, de acordo com a Lei de Programa de Computador nº 9.609/98, que diz respeito à proteção de direitos autorais, a única forma de uma ROM ser legal é quando a pessoa possui o jogo (comprado legalmente) e utiliza a ROM no computador como Backup do jogo original.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

DeSmuME Emulador de Nintendo DS

DeSmuME.0.9.8-win32.zip

DeSmuME é um programa com a incrível função de emular perfeitamente ROMs de jogos feitos para o console portátil Nintendo DS.
Uma vez com o backup de um game que você possua, basta abri-lo por meio deste software, usando teclado e mouse para simular os botões e a stylus do portátil.
Diferentemente dos emuladores de GBA, você não consegue rodar eficientemente o DeSmuME num computador muito velho, sendo necessário ter Windows XP ou superior como sistema operacional.
Para uma lista de todos os games compatíveis com este emulador, acesse esta página. Ela faz parte do site do desenvolvedor do DeSmuME, ou seja, se o jogo que você procura está ali, então ele provavelmente funciona no emulador.

Nunca deixe de jogar

Considerando o tamanho minúsculo de seus cartões de jogo, perdê-los se torna algo muito simples – principalmente se você não os mantiver em suas respectivas caixas. Além disso, como parte do interior do cartão fica exposta, estragá-lo não parece muito difícil se você for descuidado.
Portanto, possuir backup dos games do Nintendo DS é praticamente uma necessidade. Afinal, ninguém gosta de gastar entre 100 e 200 reais num jogo para destruí-lo sem querer e não poder mais aproveitá-lo.

Comparação das características

Os principais destaques no Nintendo DS são suas duas telas (a de baixo é sensível aos toques da stylus), o microfone, a compatibilidade com jogos de GBA e a conectividade (Wi-Fi e infravermelho). O DeSmuME é um excelente emulador comparado aos concorrentes, porque suporta os dois primeiros itens com grande eficiência e qualidade – apesar de não rodar ROMs de GBA.
No DeSmuME, você consegue interagir com os elementos da tela inferior usando o cursor do mouse, possibilitando uma precisão muito maior do que a possível no próprio portátil. Por outro lado, a qualidade do microfone não pode ser medida muito bem, pois esta varia de acordo com o próprio aparelho instalado em seu computador.
Em relação à imagem nas telas, estas travam se o computador não tiver uma configuração adequada para rodar a ROM – o que só acontece no DS quanto ele está muito quente. Contudo, o emulador garante que você as redimensione para qualquer tamanho (distorcendo a imagem) e aplique alguns efeitos – deixando a imagem em preto e branco, por exemplo.
Imagem retirada do site do desenvolvedor

Mais prático

A melhor coisa do DeSmuME está no fato de você conseguir usar um atalho extremamente simples (Shift mais um botão entre F1 e F10), que possibilita salvar o jogo em absolutamente qualquer momento – mesmo durante batalhas, por exemplo.
Dessa forma, você não é obrigado a ver toda a cena de apresentação durante o carregamento do jogo, certamente a coisa mais entediante do console, podendo partir diretamente da abertura da ROM para o ponto do game visitado pela última vez.
Imagem retirada do site do desenvolvedor

Comandos padrão (configuráveis)

  • Tecla Z: equivalente ao botão A do console;
  • Tecla X: botão B;
  • Tecla A: botão Y;
  • Tecla S: botão X;
  • Tecla Q: botão L;
  • Tecla W: botão R;
  • Enter: botão Start;
  • Backspace: botão Select;
  • Clique esquerdo: simula o toque da stylus na tela inferior;
  • Shift + tecla de função (F1 a F10): salva o jogo;
  • F1 a F10: carrega o jogo salvo.

domingo, 18 de agosto de 2013

Virtuanes



Lembra quando você era criança e ficava o dia inteiro jogando videogame? Até mesmo os mais “crescidinhos” devem ter passado pelo período de ocupar a televisão por um bom tempo e, sempre que pediam para você sair, respondia “Calma, só me deixa passar essa fase”. Não é verdade?

Os consoles podem estar em constante evolução e trazendo jogos com os melhores gráficos já vistos. No entanto, há sempre um videogame que marca uma geração inteira e desse aparelho que lembramos e associamos com os bons tempos.

Para a nossa sorte, não são apenas os consoles que estão em aperfeiçoamento. Já existem emuladores, ou seja, softwares que permitem que você jogue os clássicos games no seu computador. E, melhor ainda, agora há emuladores online que disponibilizam esse tipo de serviço!

O Virtual NES é um serviço totalmente online que reúne uma variedade de clássicos do Super Nintendo, como Super Marios Bros, Zelda e Donkey Kong. Para procurar um jogo, use o menu alfabético do canto superior direito e busque pela letra inicial do título. É importante lembrar que, como o site é em inglês, o nome do jogo também vai aparecer em inglês.

Joystick no teclado
Comandos para jogar Os comandos para jogar são mostrados na tela e são bastante simples, como a figura ao lado. As teclas a serem usadas são: X, Z, Ctrl, Enter e as setas direcionais.

sábado, 17 de agosto de 2013

O Project 64 é um emulador do Nintendo 64, famoso console da Nintendo que é responsável por alguns dos títulos mais famosos da história dos jogos eletrônicos. Embora não tenha sido um sucesso comercial em sua época, o video game permanece na memória de muitos jogadores como uma ótima opção de entretenimento – além de servir como marco para o fim da era dos jogos em cartucho.
Com o Project 64 é possível reviver alguns dos melhores momentos da história do console através da tela do próprio computador. Tudo isso com suporte a controles USB, para facilitar os comandos, e diversos filtros de imagens que não só adaptam o jogo ao hardware utilizado como permitem obter um visual ainda melhor do que o original.
O emulador conta como principal vantagem não exigir um computador poderoso para rodar, estando adaptado à maioria dos hardwares disponíveis no mercado. É claro, os resultados são melhores em máquinas poderosas, mas no geral não é preciso investir na compra de nenhum equipamento para aproveitar os jogos na tela do computador.

Reviva os bons tempos do Nintendo 64
Durante os testes, o Project 64 se mostrou capaz de reproduzir sem problemas a maioria dos títulos do console. Porém, vale notar que o emulador ainda é um trabalho em construção, o que faz com que alguns títulos ainda apresentem falhas gráficas em sua apresentação.
O problema é comum principalmente em jogos que exigem mais do Nintendo 64, como aqueles que dependiam do cartucho de expansão de memória.
Embora não disponibilize muitas opções de configuração ao usuário, estas são em número suficiente para garantir uma boa experiência de jogo. Além de definir as teclas de comando utilizadas (com preferência para controles USB externos), o programa permite acionar uma série de filtros que tiram o máximo proveito do hardware utilizado.

project64-21-32-bits.exe

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

 gens-win32-bin-2.14.zip

É hora de matar a saudade de jogos altamente pixelados, mas também altamente divertidos, com este que é um dos melhores emuladores para Genesis, Mega-Drive, Sega-CD e Mega-CD. Segundo os desenvolvedores, cerca de 95% dos jogos desses consoles podem ser rodados sem problemas (pelo menos problemas perceptíveis) em computadores com Windows95/98/Me/2000/XP.
Um dos grandes atrativos deste emulador são os diferentes modos de vídeo. A exibição dos jogos pode ser em tela cheia ou em janela. Em tela cheia, os menus são escondidos, podendo ser acessados com o botão direito do mouse. O Gens também suporta vários modos diferentes de renderização (nem todos podem ser utilizados dependendo de sua placa devídeo). Veja os modos de renderização que o Gens oferece:
Diversos modos de renderização.Normal – o aspecto original do jogo, altamente pixelado.
Double – dobra o tamanho da tela.
Interpolated – interpola todos os pixels. Este processo remove os quadrados típicos de gráficos antigos.
Scanline – imita as linhas comuns em muitas telas. Há também os modos 50% e 25%, os quais aplicam este efeito parcialmente.
Interpolated Scanline – união desses dois modos.
2xSAI – este é o modo mais avançado graficamente, o qual aumenta a qualidade da imagem, mas exige um processador com alta capacidade.
Diversos modos para melhor qualidade de áudio.Áudio
Há também diversas configurações para áudio. O padrão é 22050 Hz, mas é possível aumentar a transmissão para 44100 Hz, o que é bastante indicado para jogos de Sega-CD e Mega-CD. Se você tem um computador limitado, experimente diminuir essa frequência para 11025 Hz. Já se você quer desfrutar o máximo do áudio, experimente o modo de alta qualidade. Ele exige um bom processador, mas o áudio torna-se o mais nítido possível. Há também um modo com DAC aprimorado. Este modo melhora o áudio de alguns games específicos – como Street Fighter 2.
Este emulador também suporta imagens de CD nos formatos BIN, ISO e RAW com áudio em MP3. Esses arquivos devem estar no mesmo diretório da imagem e com o mesmo nome, seguido por o número da faixa.
Jogos por rede
Um ótimo diferencial do Gens é a possibilidade de jogar pela internet ou por uma rede local através do cliente Kaillera. Todos os jogadores envolvidos precisam utilizar um jogo cujo nome do arquivo seja igual para todos. Basta acessar a janela de configuração do Kaillera para listar todos os servidores ativos. Você pode acessar um jogo em andamento ou criar o seu próprio servidor. O Kaillera lista os jogos que você tem, bastando que você escolha um para começar.
Jogos de Mega-Drive por rede!
Menus
Gens é um emulador altamente configurável. Várias opções estão disponíveis nos menus. Veja quais são:
File - é o menu para carregamento de jogos ROMS e imagens e jogo por rede. É também o menu para salvar e carregar jogos salvos.
Graphics - configurações gráficas, onde é possível alternar entre tela cheia e janela e ativar recursos como VSynch, ajuste de cores, renderização, frames, etc.
CPU - detalhes de processamento, como país do console e Reset.
Sound - configurações de áudio, como frequência, canais, modos.
Options - opções gerais para joystick, diretórios, arquivos.
Controles padrão
Jogador 1
  • Setas direcionais: movimentar
  • Tecla A: Botão A
  • Tecla S: Botão B
  • Tecla D: Botão C
  • Tecla Z: Botão X
  • Tecla X: Botão Y
  • Tecla C: Botão Z
  • Tecla Backspace: Start
  • Shift direito: Modo
Jogador2
  • Teclas Y, H, G e J: movimentar
  • Tecla K: Botão A
  • Tecla L: Botão B
  • Tecla “?”: Botão C
  • Tecla I: Botão X
  • Tecla O: Botão Y
  • Tecla P: Botão Z
  • Tecla U: Start
  • Tecla T: Modo

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O que é ROM?


As Roms não nada mais do que os jogos, ou seja aquele cartucho, CD e outros. As Roms possuem todas as informações que seu cartucho possui, ou seja é a imagem do jogo em forma de arquivo.

 Atualmente, existem diverso sites que disponibilizam Roms para diversos sistemas, menos para os sistemas modernos, já que exige muito do sistema.

 Existe hoje em dia, jogos de Arcade que podem ser jogados no PC, os jogos antigos não exigem grande capacidade gráfica e exigem menos da máquina. Em quantos os modernos exigem bastante dele e consequentemente não conseguem rodar. Ex: A rom do Atari tem cerca de 1MB e a do Nintendo 64 tem no mínimo 7 MB e alguns jogos clássicos chegam a ter 30 MB. Já a Playstation 1 algumas tem mais de 500 MB.


O SNES9X é um emulador portátil para o Super Nintendo Entertainment System — muito mais conhecido como Super NES.
Isso significa que, se você sempre quis jogar os games do Super Nintendo, mas não podia, pois não tinha o console, chegou sua chance.
Com o SNES9X, você pode curtir a maioria dos jogos do clássico console e também do Super Famicom no seu computador.

Aviso Importante

No Brasil, de acordo com a Lei de Programa de Computador nº 9.609/98, que diz respeito à proteção de direitos autorais, a única forma de uma ROM ser legal é quando a pessoa possui o jogo (comprado legalmente) e utiliza a ROM no computador como Backup do jogo original.

Vantagens de emular clássicos

Uma das vantagens de reviver clássicos por meio de um emulador é a possibilidade de salvar o seu progresso em qualquer parte do jogo, independente se o game oferece tal recurso ou não. Logo, não é obrigatório terminar uma fase para poder salvar.
O SNES9X também tem extras que vão desde aprimoramento de gráficos e configuração de joysticks até dispositivos para você malandrear e trapacear nos games, isso sem mencionar que você não precisa mais empilhar e trocar cartuchos para jogar.
SNES9X.

Jogue até por rede

Um dos recursos que diferencia o SNES9X de outros emuladores é o Netplay, o qual possibilita que até cinco jogadores se enfrentem ou apenas assistam a alguém encarar um game. Para isso, os computadores devem estar conectados por uma rede, e é possível até mesmo bater papo com os desafiantes.
Uma máquina deve ser o servidor no qual os outros computadores se conectam. O jogador 1, que é o principal, deve usar essa máquina e decide o game a ser disputado — recomenda-se que o computador dele seja bastante rápido para suportar a condição de servidor.


snes9x-1.53-win32

snes9x-1.53-win32-x64

Aviso importante.

No Brasil, de acordo com a Lei de Programa de Computador nº 9.609/98, que diz respeito à proteção de direitos autorais, a única forma de uma ROM ser legal é quando a pessoa possui o jogo (comprado legalmente) e utiliza a ROM no computador como Backup do jogo original.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Um pouco de história.

O primeiro emulador foi criado em 1964 por Larry Moss, na época funcionário da IBM, consistindo em um Software que fazia com que os programas criados para o 7070 mainframe rodassem na mais nova linha de computadores da IBM, osSystem/360.
O emulador foi um sucesso e ajudou bastante o System/360 a se tornar um best-seller na década de 1970.

O que é emulador?


Na computação, um emulador é um software que reproduz as funções de um determinado ambiente, a fim de permitir a execução de outros softwares sobre ele. Pode ser pela transcrição de instruções de um processador alvo para o processador no qual ele está rodando, ou pela interpretação de chamadas para simular o comportamento de um hardware específico. O emulador também é responsável pela simulação dos circuitos integrados ou chips do sistema de hardware em um software. Basicamente, um emulador expõe as funções de um sistema para reproduzir seu comportamento, permitindo que um software criado para uma plataforma funcione em outra.